sexta-feira, 7 de maio de 2010

Passada

O que é que se passa com as passas?
Sempre me indaguei sobre a existência de um lobby ou mesmo uma sociedade secreta dos produtores de passas. Qual é a deles? Eu até gosto de passas, se não for em exagero. Por exemplo, arroz de passas e pinhões é óptimo, mas no muesli?! É que a maior parte das pessoas que eu conheço padece também do mesmo problema. Sempre que quero comer cereais passo horas a separar as passas, sendo que essa tarefa, para além de ser bastante irritante, é quase sempre infrutífera, porque acabam sempre por passar duas ou três. Quem é que um dia acordou e se lembrou "hmm, uvas desidratadas com leite é que deve ser mesmo bom.."
Existe mesmo todo um ritual à volta de uma festividade que nos obriga a comer, de seguida (que é para não custar muito), não uma, nem duas, mas doze passas a um ritmo alucinante, intercalado com a cadência das badaladas misturada com os desejos. Mas porquê?? Qual é a deles? Se eu comer uvas os desejos não se realizam? Se ao menos fossem passas de um cigarro..
E até neste sentido a palavra passa me irrita: "dar uma passa no cigarro" é um bocadinho geração 25 de Abril (não os que nasceram por volta dessa época, os outros que já cá andavam). Mas sinceramente, qual é a alternativa? "Bafo" é um vocábulo um tanto ou quanto mitra. "Posso fumar um bocadinho do teu cigarro?" é só ridículo. Se tiverem ideias para apelidar tal acção, por favor elucidem-me. Até lá (e porque não sempre) teremos de comprar os nossos cigarros e fumá-los por inteiro e tentar não falar sobre isso.
Passar a ferro também me irrita bastante mas ao menos essa expressão pode sempre ser substituída por engomar e a acção substituída pela engomadoria. Thank God for that!
Mas pergunto-me: Será que existe mesmo excesso de produção de passas e devido a dificuldades de escoamento misturam-nas com tudo o que é comestível e inventam maldições para que estas tenham obrigatoriamente de ser comidas? Ou excesso de produção de uvas? E porque é que eles não fazem vinho? Agora passas? For God sake!

2 comentários:

Anónimo disse...

De vez em quando alguém PASSA aqui para ver o que escreves! Foi passado, mas ainda passo.

Beijinhos e passa bem.

J

Verne disse...

Podes sempre dizer: "deixa-me dar um tiro no teu cigarro" ou ainda "deixa só uns nights no final" (ok são mitras comó caraças mas sempre são diferentes!).

Porque esse ódio às passas? Eu "tenho um amigo" que gosta de comer barras de special K. "Ele" sabe que é um bocado gay mas come na mesma e diz que é bom. E aquilo contem muitas passas!


Chateia-me mais é a "democratura" das batatas fritas...é quase impossivel encontrar batatas fritas sem sabor! Eu n quero batatas fritas com sabor a presunto, a alho, a picanha, a churrasco, a mostarda! Quero batatas simples! Sim existem muyitas variedades de batatas, agora podemos só comer as que mais gostamos...mas e simples n é para manter???

beijinhos