terça-feira, 18 de setembro de 2007

Sonhar...

Será que existe algo melhor que sonhar?

Entenda-se que me refiro ao sonhar dormindo, porque o sonhar acordado, apesar de ser um bom entretenimento, traz sempre o dissabor agridoce de saber que o fazemos, precisamente, porque o nosso desejo dificilmente se cumprirá...

Mas o sonhar dormindo é o motivo que me leva a tentar dormir noite após noite.

Em primeiro, porque só somos verdadeiramente livres quando estamos a sonhar. Sem imposições, sem restrições, sem culpa e sem comando vamos navegando num mundo paralelo onde a realidade se mistura com o surrealismo formando uma mescla muitas vezes injustificável à luz do nosso consciente.

Em segundo, porque o dissabor da improbabilidade do cumprimento não nos assombra. Como não tivemos escolha, gostamos de pensar que esse sonho pode ser augúrio de algo bom que está para vir, como se se tratasse de uma espécie de premonição.

Por último, pelo acordar feliz que se segue a um sonho bom porque pelo menos por umas horas ou uns minutos fomos felizes.

Quanto aos pesadelos... Bem, esses servem para nos recordar que não podemos dormir para sempre!

3 comentários:

Bernardo Tome disse...

Já António Gedeão escrevia e Manuel Freire cantava "...o Sonho comanda a vida...", com a razão e a sabedoria de que no sonho auguramos o que que queremos materializar no mundo real, através ora de sonhos mais banais ora mais surreais e estranhamente bonitos (nem sempre), mas é neles que depositamos a crença de um dia melhor! Nada melhor do que rstabelecer forças dormindo, sonhando, entrando num mundo todos os dias novos, onde podemos ser perfeitos ou imperfeitos e mesmo assim acordar com o sorriso ou a angustia do dever cumprido ou de não poder regressar ao que foi por um tempo indeterminado o nosso "mundo livre".

Anónimo disse...

ai ai ines maltez... as vezes ate parece k tens a capacidade de entrar na minha cabeça e expor em palavras akilo k nem sequer me atrevo a pensar!
s calhar vens de noite enquanto durmo, algures perdida num sonho profundo e tal e qual como num filme americano Me sugas! s calhar até dava um belo filme.. dakele psicóticos.. vou falar com o kubrick!
tudo o k eu kria hoje era acordar... pk para falar a verdade so posso estar algures no meio de um dakeles pesadelos em que a cama so n fica molhada pk parecendo que n já temos 23 anos ne! LOL

kt aos nossos sonhos acordados, n os devias ignorar, alias tendo em conta o actual papel deles na nossa vida mereciam um post especial!!!
um homem k n keira sonhar tem é d acordar pa vida!!! os sonhos fazem parte de nós, dão-nos um rumo, uma esperança...
k os nossos sonhos s realizem e k possamos viver sonhando! um beijo enorme da amiga do coração, a bela adormecida

Miss Jones disse...

O dia acordou.
Levantou-se na ponta dos pés
e viu o mundo
ainda deitado com os sonhos
e encantações da noite.

Subiu aos montes,
deslizou pelas colinas
e escorreu para a cidade
apressado.

Apagou os candeeiros das ruas
esganou
sombras escondidas nos pátios e nas esquinas,
e depois de repartir pelos humanos
angústias e problemas
encarregou-os de o levar até ao fim.

Depois deu pela minha ausência
(estava ainda no meio do sonho
a negociar uma felicidade),
abriu a minha janela fechada
e com todo o seu peso caiu sobre mim
interrompendo as negociações.


Kiki Dimoulá
trad. do grego por Manuel Resende