sexta-feira, 8 de abril de 2011

Finding Earheart

“Everyone has ocean's to fly, if they have the heart to do it. Is it reckless? Maybe. But what do dreams know of boundaries?"
A inspiração é uma coisa engraçada.. Passam-se dias e meses em que nada me ocorre que valha a pena partilhar, e de repente, de um momento para o outro, fui desfiando das ideias um número de histórias, factos e narrações que sinto a necessidade de partilhar, de tão chocada que estou do súbito acordar da minha veia criativa. Desta vez, Amelia Earheart foi a minha musa.
Onde é que andei a vida toda que só ontem à noite me apercebi da existência desta incontornável personagem histórica, mulher, feminista, recordista, aventureira, linda. Devo andar a ler as coisas erradas.
Encontrei-a no zapping de ontem à noite, num filme de 2009 onde a mesma é interpretada pela Hilary Swank, juntamente com o Richard Gere e o Ewan McGregor. E fiquei em êxtase. A história de vida e a coragem desta mulher é no mínimo impressionante.
Amelia Mary Earhart (Atchison, Kansas, 24 de Julho de 1897) foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres. Earhart foi a primeira mulher a receber a “The Distinguished Flying Cross”, condecoração dada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico, sendo que foi a segunda pessoa a conseguir esse feito. Estabeleceu diversos outros recordes, escreveu livros sobre suas experiências de voo, e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar.
Não querendo estragar-vos a experiência de ver o filme que tem uma fotografia fantástica, fico-me por aqui com os dados bibliográficos. Deixo-vos apenas com mais duas citações desta grande mulher que, durante a sua vida, fez juz ao seu nome e deu sempre ouvidos ao seu coração.
“The more one does and sees and feels, the more one is able to do, and the more genuine may be one's appreciation of fundamental things like home, and love, and understanding companionship”
"[Women] must pay for everything.... They do get more glory than men for comparable feats. But, also, women get more notoriety when they crash."

Sem comentários: