segunda-feira, 27 de julho de 2009

"non sto seduto tutto il giorno... mi muovo"

Caos Calmo é o melhor binómio antagónico que já encontrei para descrever a minha vida e é o nome do filme acabado de entrar para a minha lista de preferidos.

Nani Moretti, esse grande senhor do cinema italiano, entrou definitivamente para a lista dos poucos homens que me percebem. Já tinha tido essa impressão aquando do visionamento de Caro Diario, outro grande filme, realizado por Nani (para os amigos). Mas com Caos Calmo o homem deu conta de mim.

"i topi non avenano nipoti": palíndromo, frase que se pode ler nos dois sentidos, reversibilidade das coisas e sobre as coisas irreversíveis;

No meio do caos, quando a tristeza é tão profunda que não se sabe o que sentir, é indispensável uma ordem externa das coisas, uma rotina diária que permita que nos encontremos. Este senhor pára, senta-se num banco de jardim, lê o jornal, faz listas, espera pela filha, dá conselhos aos que passam.

Normalmente, não posso abandonar o trabalho para o fazer mas também eu tenho o meu jardim, Nani. Jardim ao pé do qual estaciono o carro, fumo cigarros, canto músicas, leio livros e faço listas. As listas são uma ajuda essencial em tempos de caos.

Aparentemente, somos apenas pessoas sentadas calmamente no banco de jardim... O caos nunca se revela. Não sei se isso é bom, se é mau... Mas é assim. E tu compreendes-me. Obrigada.

Sem comentários: