quarta-feira, 15 de julho de 2009

WINDSCREEN THEORY OR THE REVERSE OF KARMA

Esta é uma teoria que tenho vindo a desenvolver há já algum tempo e ultimamente com mais frequência. Tenho vindo a ser cobaia da realidade empírica desta teoria… Já me escangalho a rir sempre que me deparo uma e outra vez com a origem fáctica desta teoria… é mau de mais para não ser cómico! Tenho de a escrever para ver se me livro disto de uma vez por todas.

A windscreen Theory nasce de um acto banal: O acto de deitar água no pára-brisas (doravante “PB”) accionando ao mesmo tempo o respectivo limpa pára-brisas (doravante “LPB”). Até agora tudo faz sentido eu sei… Aliás o meu carro até acciona automaticamente os ditos LPB sempre que carrego no esguicho. Tudo isto é normal… Faz parte do quotidiano de quem conduz. Se está sujo lava-se muito simples (e higiénico).

Mas agora surge o problema:

PORQUE É QUE TODA A GENTE SE LEMBRA DE LAVAR A MERDA DO PB NO MOMENTO EM QUE CONDUZEM Á MINHA FRENTE!!!

A sério, já dei mil e uma voltas à cabeça e fiquei com um nó no cérebro e continuo sem perceber… PORQUÊ? Que mal fiz eu?!?

Sei que já devia estar habituada, normalmente tudo me acontece, do género de ir assistir jogos de rugby e estando na bancada ver a bola obviamente na minha direcção. Eu sei disso, as minhas amigas sabem disso, eu preparo-me para a defesa, elas nem se mexem porque sabem, como eu, que a bola vai cair em cima de mim. E cai, sempre. Eu rio-me… Eu sou um pára-raios de serviço e vivo bem com isso, mas todos os dias levar com três ou quatro lavagens de carros alheios tenham dó.

E depois comecei a pensar que tipo de pessoas faz isto? Vocês que me lêem fazem-no? Lavam os vossos PB sem se importar que o carro de trás fique com os respectivos todos sujos? O meu trabalho de teorização iniciou-se então com a identificação do tipo de pessoas que o faz. A saber:

- Dolo directo: aqueles que resolvem lavar o PB propositadamente com a intenção de sujarem os PB dos condutores que os perseguem; - Dolo necessário: aqueles que sabem que ao lavar o PB em andamento vão sujar os PB dos condutores que os perseguem, mas marimbam-se para esse facto e lavam na mesma. Eles que limpem os PB respectivos, que bem estão a precisar; - Dolo eventual: aqueles que sabem que ao lavar o PB em andamento correm o risco de sujar os PB dos condutores que os perseguem, mas têm acreditam que isso não vai acontecer. Pode ser que o vento venha de trás; - Negligência Consciente: aqueles que lavam o PB em andamento correm o risco de sujar os PB dos condutores que os perseguem mas que não se aperceberam que tinham um carro atrás deles quando accionaram o esguicho; e - Negligência Inconsciente: Aqueles que não fazem mínima ideia que ao lavarem o PB em andamento sujam o PB do carro que os persegue.

E aqui começa a windscreen theory.

Parte-se do pressuposto que as pessoas vagueiam na vida com um conjunto de princípios ético-morais. As pessoas podem ser caracterizadas pelo tipo de princípios que defendem. De modo a identificar/ qualificar uma pessoa e respectivos princípios consigo basta verificar a que grupo de “lavadores de PB em andamento” ela pertence. Senão vejamos…

O tipo de pessoa que lava o LP com dolo directo é um tipo completamente egocêntrico, revoltado, que procura vingança pelas vezes que o seu PB também foi sujo com água alheia. É uma pessoa inteligente pelo simples facto de já ter desistido de acreditar na justiça. No fundo, não é a pior pessoa do mundo mas é bastante irritante na mesma, porque ninguém tem a culpa do mal que lhe fizeram. Estas pessoas leram mal a teoria do Pay it forward aplicando-a às acções com impacte negativo na vida dos outros em vez de se limitarem a fazer o bem.

O tipo de pessoa que lava o LP com dolo necessário pertence a um dos tipos que mais me irrita. O facto de se estarem a marimbar revela um egoísmo atroz. Eu ainda aturo pessoas egocêntricas, agora egoístas, não há pachorra. Este tipo de pessoas passeia na vida a ter consciência das consequências dos seus actos mas desde que nada lhes aconteça está tudo bem. Idiotas. O tipo de pessoa que lava o LP com dolo eventual é um tipo bastante optimista. O que acaba muitas vezes por ser um desculpa óptima para se auto desculparem. No fundo, estes agem com dolo necessário mas convencem-se que vai tudo correr bem para não se sentirem tão mal. São pessoas mimadas e egoístas que querem acreditar que são muito boas pessoas e que têm sempre óptimas intenções. Desistam!!! Não enganam ninguém!

O tipo de pessoa que lava o LP com negligência consciente é um tipo constituído por pessoas porreiras porem um bocado distraídas. Até sabem que é chato levar com a água de um PB alheio mas esquecem-se muitas vezes de verificar se vem alguém atrás quando são eles a fazê-lo. Todos cometemos erros…

O tipo de pessoa que lava o LP com negligência inconsciente é definitivamente o tipo de pessoas que não suporto. Simplesmente odeio gente burra que anda a fazer merda pelo mundo porque pura e simplesmente não repararam ou nunca se aperceberam. Estas pessoas são as mais egoístas, egocêntricas e mimadas. Tudo o que vá para além dos próprios carros não lhes interessa. Atenção, que a maior parte dos acidentes é causada por este tipo de pessoas.

Depois de dissecar a windscreen theory comecei a extrapolar e cheguei à conclusão que esta tem como consequência a inversão do Karma. Sim… porque existem pessoas que, simplesmente, não lavam o PB em andamento (as chamadas madre-teresa-de-calcutá-deste-mundo). Pessoas que, mesmo depois de verem o seu PB todo enxovalhado por esguichos e até mesmo por aspersores de jardins de beira de estrada, continuam corajosamente a conduzir quase sem visibilidade, só para não sujarem o PB do carro que segue atrás. Serão estas pessoas compensadas algum dia? Quer-me parecer que não… Mas voltarei a esta teoria mais tarde…

2 comentários:

Anónimo disse...

Minha cara dealer,

O impensável verificou-se.

Vim ao trono de portátil ver se já tinha chegado trabalho... não tinha... fui ao facebook cuscar as reportagens fotográficas de terceiros... por algum motivo fui dar oo teu profile onde tinhas anunciado o blog... vim ao blog... e deparei-me com esta teoria.. (risada)

adorei

e, só para que saibas, eu nem sei ligar o meu LPB.


beijinhos

Rita disse...

Que MÁXIMO!! Estou 100% fã e convicta da teoria, couldn't agree more! Não conhecia o blog confesso, vou passar a acompanhar!! :)