segunda-feira, 12 de março de 2012

Top 5: Best 1969 Woodstock Songs

Quem gosta de música com certeza já desejou, pelo menos por breves instantes, ter estado em Woodstock, em 1969. I certainly did. Como nasci décadas mais tarde, resta-me ouvir as músicas que fizeram história, ver filme e documentários, ler e oferecer livros sobre o assunto e fazer um post sobre o melhor festival de música de sempre, não só pelos músicos presentes mas pelo sentimento de insurrecção pacífica contra a guerra pela juventude enebriada pela nova liberdade e mudança de costumes, entre outros químicos.

Eram os anos da paz e do amor, da música, do estilo descontraido, das cores, do surf, das carrinhas VW. Infelizmente, grande parte da geração de Woodstock  perdeu-se na euforia do novo mundo, ou na guerra, mas mesmo assim, queria muito ter lá estado. Este foi um festival que acabou por ser gratuito apesar de terem sido pré-vendidos 180 mil entradas. A mudança de local à última hora não permitiu aos organizadores "fortificarem" devidamente as vedações, que foram deitadas por terra dias antes do festival começar, pelas pessoas que chegaram muito antes da data prevista. Era esta a geração de 60. No meu caso, a geração dos "nossos" pais.

Assim, com toda a inveja que tenho por não ter pertencido à geração que derrubava barreiras e acreditava num mundo melhor (começo cada vez mais a acreditar que fosse efeito dos narcóticos por lá distribuidos), deixo-vos com o meu Top 5 de músicas que gostava de ter tido a oportunidade de ouvir, se tivesse estado em  Woodstock, em 1969. Enjoy!

(A ordem desta vez não é de preferência mas de "aparição" no Festival)


1 # Richie Havens - Freedom
(Foi o primeiro concerto e esta música foi inventada no palco, porque precisavam que de mais tempo até à chegada dos músicos seguintes, que estavam presos no trânsito)


2 # Santana - Evil Ways
(No segundo dia de Woodstock)




3 # Janis Joplin - Raise your hand
(A lendária Janis Joplin: Confesso que prefiro a versão desta música que ela canta sem estar tão "extasiada". Mas em Woodstock não se podia estar sóbrio)



4 # The Who - My Generation
(O concerto que fechou a noite do segundo dia)



5 # Jimi Hendrix - Vodoo Child
(At last but definitely not at least Mr. Hendrix)


Sem comentários: