sexta-feira, 15 de junho de 2012

Uma questão de Fé




Não há provas científicas de que Deus existe, porque se as houvesse não se trataria de uma questão de fé mas de conhecimento. Foi a ver mais uma vez o "Constantine" que me deparei com este silogismo tão simples quanto verdadeiro. 

Quando me aparecem os descrentes (de Deus, dos homens, da política, do país, tanto faz) com os seus discursos alicerçados na ausência de provas concretas, na desesperança e no cinismo instalado, tento não entrar muito em discussão porque a Fé é tão necessária como difícil de explicar.

No entanto, como me "aflige" a simples perspectiva de viver sem acreditar em algo maior, vou sempre tentando demonstrar por A+B que as coisas não são assim tão más e ainda há motivos para acreditar.

Porque não sendo nada optimista sou muito positiva e penso que tudo se deve ao facto de ter Fé. Fé que Deus existe, Fé que existe uma espécie de justiça Karmica do género "what goes around comes around", Fé que ainda se verão políticos incorruptíveis e dedicados ao serviço público, Fé que existem Homens que ainda dão a vida pelos outros e que "vivem para fora de si" em vez de se concentrarem meramente no próprio bem-estar (até porque, a maior parte das vezes, o "bem-estar" é overrated), Fé na humanidade apesar de todas as provas em contrário, Fé na selecção quando tudo nos leva a crer que ainda não é desta, até Fé no Postiga.

A religião não é definitivamente o ópio do povo. No entanto, sei que a Fé é o melhor ópio de todos, ópio que tomo diariamente e que me faz feliz. Obviamente, que tenho desilusões quando os objectos da minha esperança/crença não correspondem. Mas nada melhor nessas alturas do que mais uma injecção de Fé para seguir em frente no caminho.

Se conhecêssemos o futuro e o futuro nos reservasse a vitória de Portugal no Euro, tinha alguma graça ver os jogos, tendo a certeza que tudo ia correr bem? E ver os jogos na desesperança que tudo é mau e só pode correr mal, será divertido? Penso que taambém não. Vamos perder ou estou com um mau pressentimento são frases proibidas ao pé de mim. Eu também não sei se vamos ganhar mas tenho esperança e, mais importante, tenho Fé que isso possa acontecer. Porque a Fé dá-nos sempre a vantagem sobre os demais de conseguir acreditar na possibilidade de milagres. E por isso, quando todos os outros já desistiram, nós continuamos a tentar.

E nos jogos de futebol, como na vida, quem tem Fé, seja no que for, ganha sempre e é sempre mais feliz. E enganem-se se julgam que ter Fé é o caminho mais fácil, porque é o mais difícil de todos. Saber que as coisas vão correr bem é fácil, não saber o que nos espera e ter Fé que as coisas vão melhorar, mesmo quando nos deparamos com adversidades tremendas, e continuar a sorrir e a esperar por / trabalhar para algo melhor, por vezes roça o impossível. Às vezes ter Fé é o próprio milagre. Mas também pode ser a recompensa.

Sem comentários: