quinta-feira, 26 de maio de 2011

O nosso Kit fim do mundo

Tudo começou com o boato que ouvi sobre Lisboa poder vir a sofrer um terramoto e consequente tsunami, nos próximos tempos, numa escala muito superior ao do Japão. Comecei a pensar que, se estivesse a trabalhar, possivelmente sobreviveria ao terramoto, porque o prédio é anti-sísmico. E o que é que fazia depois? Os meus cães estão em casa e não vou abandoná-los.
Sendo que o tsunami demora algum tempo a chegar (tipo meia hora- dependendo do epicentro está claro) pegaria no carro antes que as pessoas se lembrassem todas de fazer o mesmo, para ir a casa buscar os cães. E apesar de todos dizerem que moramos num sítio com uma cota elevada e que a água nunca chegará lá, comecei a obcecar com a ideia de os meus cães serem enormes e entrarem em pânico dentro de água. Ou seja, morreríamos todos afogados. E eu tenho pânico de morrer afogada. E daí surgiu a ideia de comprar coletes salva vidas para os cães. Dá sempre jeito para andar de barco ou para ir para a praia e permite-me dormir mais descansada.
E assim fizemos. Mas após os coletes comprados, decidimos preparar um kit de sobrevivência para este tipo de situações, o que recomendo a toda a gente. Porém, o meu namorado entrou num ciclo obsessivo, e ficou um mês a navegar na Internet por forma a reunir as melhores opções de sobrevivência. Conclusão: acabámos por não conseguir reunir um kit sobrevivência. Em vez disso preparámos o kit fim do mundo, com inspirações no "Book of Eli" e no "I am Legend".
Começámos por fazer a lista, a coisa mais importante a fazer antes de iniciar qualquer tarefa. A lista foi crescendo, melhorando, e agora, eis o resultado:
  • Duas mochilas impermeáveis;

    • Estojo de primeiro socorros: Ligaduras, compressas, água oxigenada, tintura de iodo, pensos, analgésicos, anti-piréticos, anti-diarreicos, antibióticos, entre outros.

    • Dois sacos cama;
    • Uma tenda (para 4 - dois humanos e dois canídeos de, aproximadamente, 40 quilos cada um);

      • Duas cordas (ou cabos como preferirem);

      • A melhor faca de mato do mundo (sim, uma faca militar espetacular, encomendada pela Internet, após a visualização de milhares de vídeos de 20 minutos no YouTube com facas a cortarem os mais diferentes objectos);

      • Comida: é a única coisa que falta por na mochila porque a dúvida permanece: enlatados ou barras energéticas? Eu voto enlatados mas diz que são pesados;

      • 2 Bolsas de água com palhinha a sair pela mochila (já cheias);

      • Duas lanternas uma de dínamo e uma de dínamo e solar!;

      • Um cantil!

      • Um carregador solar e dínamo com vários adaptadores, incluindo telemóveis e Ipods. Quanto aos telemóveis, imagino que nessa altura não haja cobertura mas ao menos poderemos ouvir o "three little birds", a que apelidamos música do fim do mundo por causa do I am Legend;

      • Duas bolsas flutuantes e impermeáveis para pôr por dentro da mochila;

      • Uma muda de roupa;

      • Coletes salva-vidas para nós;

      • Dois apitos para fazer o que a Kate fez no Titanic

      Entre outras coisas que me devo estar a esquecer.. Bottom line, temos tudo para sobreviver! E muita energia para trocar por deliciosos enlatados =)

      P.S.: Porque nessas alturas de catástrofe não costuma haver telecomunicações, combinem um ponto de encontro com os vossos amigos e familiares, para se encontrarem após 24 horas do cataclismo. Convém ser um sítio elevado e arejado, ou seja, não convém ser num edíficio, rua estreita, túnel ou debaixo de uma ponte. Tipo, parque do Monsanto é uma boa ideia.. apesar de não ser o meu local combinado.

      2 comentários:

      Verne disse...

      Tanta coisa que falta nessa lista...

      Vou passar a explicar:

      - Um Bote insuflável dá jeito e pode ser daqueles que se dobram todos e n ocupam mt espaço;

      - Pilhas para o caso de ser preciso alguma coisa;

      - Cordas tipo montanhismo dão sempre jeito;

      - Um livro insuflável que vi à venda na Urban Outfitters para te ires distraindo e ãbstraindo da situação;

      E ainda outras coisas que agora n me lembro! =P

      Miss Jones disse...

      A corda temos e está na lista.

      Não temos bote, mas temos colete salva-vidas e mochila insuflável.

      Não temos pilhas porque temos dínamos e adaptadores para carregar todo o tipo de coisas electrónicas.

      Temos iPod e carregador de dínamo correspondente


      Mas sim.. livros davam jeito. Se te lembrares de mais alguma coisa diz. E obrigada pela visita ;)

      Bjs