quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Top 5: Recent male Singer-songwriters

Na senda do filme Alta Fidelidade, e dado o meu amor à música, inicio hoje, perante vós meus caros 12 leitores diários, uma nova rúbrica em que escolho os meus Fab-5 de uma dada categoria. Podia ter começado pelo Top 5 de Love Songs ou pelo Top 5 Jazz Standards, mas não era a mesma coisa, e preciso de mais tempo para catalogar e classificar as músicas nesses tops, que o Mack the Knife ainda anda à bulha com L-o-v-e, em busca de um lugar ao sol.

Escolhi este tipo musical na sequência de mais uma preciosidade que descobri anteontem* , em mais uma banda-sonora. Preciosidade essa que inseri, imediatamente, na gaveta dos Cantores / Compositores. Apesar desta gaveta poder abarcar todos os géneros musicais, normalmente fica-se pelo folk, indie, soul, country e rock, sendo que só abarca música anglófona. Sim, porque se o compositor vier do Brasil nunca entrará nesta gaveta. Irá, em vez disso, para a gaveta da bossa ou do mpb, forró, choro ou mesmo para recycle bin, entre outros, mas nunca para a gaveta dos Singer-songwriters, que a sonoridade é outra.

Deste modo, e caracterizada a gaveta de hoje, eis o meu TOP 5 dos mais recentes Singer-songwriters do sexo masculino (os da velha escola, tipo Cohen ou Cash, ou os clássicos tipo Jeff Buckley terão uma categoria à parte):

Damien Rice


Eddie Vedder



Ben Howard


Xavier Rudd


Ray Lamontagne*



Já agora, peço gentilmente à minha dúzia de leitores diários que comentem, deixem a vossa opinião, dêem ideias para outros Top's ou contem-me o vosso próprio Top 5 de Male Singer-songwriters. (Pelo menos tu, Verne ;)). Através do Meio-copo, não do FB, para ficar perpetuado. Desde já agradecida. Yours Truly

12 comentários:

Verne disse...

Ui! O que me foste pedir...tenho de pensar bem para escolher so 5...mas aviso-te ja que Xavier Rudd e Damien Rice nao entram nem no top 50!!!!! Os teus outros 3 talves entrem no top 20...lol :P

Ok vou pensar nisso e hj a noite quando chegar a casa ja te ponho isso aqui! :)

Anónimo disse...

Eddie Vedder! sem duvida!

Miss Jones disse...

Verne:

Pensa bem então!! Fico à espera do teu Top 5, que vai ser composto de músicos que nunca ouvi falar, até aposto. Mas gosto sempre de aprender contigo.

Movida:
Obrigada pelo comentário. bjss

Aos restantes 10 leitores:

Fico à espera dos vossos comentários.

Bjs a todos

Marta Saraiva disse...

Deixa ver...

Assim sem mais: rufus wainwright e teddy thompson. Os outros três neecssitam ponderação.

Miss Jones disse...

Obrigada Marta o Rufus conheço e gosto. O outro vou conhecer agora e já digo qualquer coisa. Muito Obrigada! Bjs

Verne disse...

Assim ate me envergonhas :)

Bom entao vamos la, os que se seguem abaixo sao os meus preferidos actualmente, sem nenhuma ordem definida! (Desculpa mas nao consegui escolher so 5!:p)

-Kings of Convenience (sao ambos "cantautores"!)
http://www.youtube.com/watch?v=aFwZDNsG-Os&feature=fvsr

- Sondre Lerche
http://www.youtube.com/watch?v=Pj56hR7MSmY&feature=related

- Jose Gonzalez
http://www.youtube.com/watch?v=s4_4abCWw-w

- Devendra Banhart
http://www.youtube.com/watch?v=9gROYU2j-40

- Bon Iver
http://www.youtube.com/watch?v=UrMmr1oMPGA

- Sam Bean (Iron&Wine)
http://www.youtube.com/watch?v=sMKO1UM-Il8&feature=related

- Sufjan Stevens
http://www.youtube.com/watch?v=FoQzWb_f1oA

- Anthony (and the Johnsons)
http://www.youtube.com/watch?v=S-NziGE6DVY

- David Dondero
http://www.youtube.com/watch?v=hbFWTByaP-I

- Andrew Bird
http://www.youtube.com/watch?v=8U7xpGi5SsU

Queria tambem deixar uma palavrinha especial para duas senhoras, Leslie Feist e Imogen Heap que eu considero singer-songwriters mas ja tive discussoes a mais porque, de facto, o que fazem hoje em dia podera ser discutivel se integra o genero na sua forma mais pura...eu continuo a achar que sao mas percebo os argumentos contra...ainda assim sao duas senhoras geniais! A Feist julgo que conheces e a Imogen Heap, se n conheces devias ir ouvir porque me parece que vais adorar! :D

So uma nota pa terminar: Os 4 melhores cantautores de sempre para mim sao Jacques Brel, Tom Waits, David Bowie e Leonard Cohen!

Desculpa a resposta ser grande mas sabes que me entusiamo sempre a falar de musica :)

Beijinhos!

Miss Jones disse...

Verninho

Muito obrigada pela aula ;) Quanto ao Jose Gonzales, que já vi em dois concertos, tou aqui a cortar os pulsos por não me ter lembrado dele. Kings (que sabes que adoro) não inclui, apesar de me ter lembrado porque são dois (lol) e porque têm alguns elementos electrónicos que me fazem questionar a sua inclusão nesta gaveta. Tb gosto de Surfjan, mas cada vez que oiço Anthony tenho vontade de me atirar da ponte sobre o Tejo. Nãoé que não reconheça a qualidade estrondosa do senhor, mas a música dele tende a deixar-me angustiada e deprimida a esse ponto. Os outros vou ver quem são.

Quanto aos antigos e às senhoras falamos noutro dia.

Muito obrigada

bjss

Verne disse...

:P

Se vais pesquisar aconselho a veres Bon Iver, Sondre Lerche e Andrew Bird primeiro, parece-me que sao os que vais gostar mais!

A serio que o Anthony te deprime? Eu percebo porque mas a mim nao me deprime nada, acho so bonito:)

Iron & Wine tb acho que vais gostar! Devendra e um passado da cabeca mas e mt bom! O david Dondero tenho algumas duvidas que adores mas, na minha humilde opiniao, e mt bom!

Ouve a Imogen Heap!!!!!!!! beijinhos!

Anónimo disse...

Michael Kiwanuka 'Home Again'

http://www.youtube.com/watch?v=kJ4s3G7hgR4&feature=related

Os políticos são 'todos' corruptos, não existem provas da existência de Deus – mas, a história prova que a existência de vários 'o nosso' Deus conduziram às mais profanas atrocidades - a dignidade moral do ser humano completo, por caridade, não deve ser julgada e encarcerada pela dignidade moral de um futuro ser humano, apesar de ser mais fácil prender a pobreza do que acabar com ela, a maior parte dos seres humanos utiliza os respectivos cérebros para comandarem funções motoras e lazer social - o que pega com a natureza 'corrupta' dos políticos. O futuro não existe, sendo somente uma projecção de aspirações anseios ou medos presentes.

Porém, Michael Kiwuanuka, filho de imigrantes Ugandeses, recorda-nos que os mais improváveis copos podem transbordar.

'Michael Kiwanuka stands centre stage with his eyes closed, shirt hanging awkwardly off his back. The only instrumentation is his guitar and the occasional basslines provided by his friend Pete. It's only when he stops singing and the applause fills the room that you realise he's kept the whole crowd in silent awe.' in 'The Guardian'

Boa selecção, apesar do Jeff Buckley ter sido um prolongamento musical do Tim

Miss Jones disse...

Caro Anónimo que vive lá em casa

Parte do teu comentário está no sítio errado, três posts acima, mas como sei que estavas com pressa que eu já estava a chamar para vires jantar, desta vez passa.

Quanto ao senhor Ugandês que nos apresentaste, muito obrigada. Quem não viu, vá ver que é espectacular!!

Quanto à parte deslocalizada do teu comentário tenho uma coisa a dizer: não leste bem o que escrevi. Quando falava em acreditar em coisas tipo deus ou na vida humana, não criticava quem não acredita em Deus ou quem faz abortos. Já devias saber. E a coisa da inquisição já tá um bocado gasta. Criticava a falta de fé do mundo em que vivemos, criticava a descrença total em que as pessoas se arrastam em que nada é importante se não os próprios, criticava o mundo que prefere viver numa sequência de decisões fáceis, de resultado leve, onde não há qualquer responsabilização pelos próprios actos, onde não há qualquer investimento emocional porque nada é garantido. Eu falava no amor, querido. Nunca disse que as pessoas pobres que fazem abortos deviam ser presas. Mas sempre fui apologista da educação em vez da simplificação e da vida em vez da inexistência. Todos merecemos uma oportunidade. pelo menos uma.

Bjss

Anónimo disse...

Bon iver e James Blake, Inês. Definitivamente. Irina

Miss Jones disse...

Obrigada Irina. Já tenho estado a ouvi-los e a adorar. Bjs