quinta-feira, 19 de julho de 2007

A esperança da Humanidade

Na esteira da discussão da natureza do Homem esta foto pareceu-me apropriada.

A educação faz toda a diferença havendo mesmo quem defenda que toda a maldade vem da ignorância (mais uns de copo meio cheio). Apesar de não concordar totalmente, porque há muita gente aí que sabe bem o que anda a fazer sei que o conhecimento faz muita diferença.

É pena que o nosso sistema de educação não tenha tanta esperança ou mesmo entusiasmo pela geração vindoura. Ou talvez seja apenas porque sabem que haverá sempre quem tenha dinheiro para colégios privados e porque argumentam que nem todos têm de ser licenciados.

Desde que os seus filhos o sejam...

2 comentários:

João disse...

Olha Inês, tu andas a revelar uma pessoa que desconhecia - provavelmente porque ainda nem conhecia!

O que quero dizer com isto é que estou aprazivelmente surprendido!

Não sei se sabes mas o Stanley Kubrick é o meu realizador preferido. Não só pelos filmes que fez, mas principalmente pelas mensagens que passou! Uma delas, não a transmitiu através da tela. Disse-a e saiu qualquer coisa do género: " A educação torna os Homens melhores!"

Anónimo disse...

É realmente essa a base de toda uma sociedade plena de valores morais e eticos, é na educaçao que se inicia todo o processo de consciencializaçao social do nosso ser, é atraves dela que adquirimos os instrumentos necessarios para vivermos bem connosco e com o outro. Diria o grande professor e filosofo Agostinho da Silva, seguindo uma linhagem rara nos dias que correm de uma educaçao romantica, que uma criança nao necessita de oradores ou de autoritarismo escolar, precisa sim, de um professor, de alguem que lhe sirva de ajuda para atingir determinado objectivo, neste caso a sua educaçao, que pode ser feita de duas maneiras, ou se estuda numa escola privada, longe dos olhares das classes baixas, muito perto da elite, criando assim a ilusao de que a vida se faz entre os grandes e que só os melhores triunfam, ou entao, estudando na escola publica, onde ai sim, lidando com todas as classes, com todas as realidades sociais e culturais que nos fazem aprender mais, criando laços com os bons e os maus, fazendo-nos ajudar e ser ajudados! Resta escolher o caminho que queremos para os nossos filhos e para nós mesmos, se a escola sem facilitismos segundo a posiçao de direita desse professor Nuno Crato, ou se por outro lado asseguramos o futuro do romantismo que nos deixaram os grandes senhores da pedagogia, João dos Santos, Agostinho da Silva, Rubem Alves...etc...