quarta-feira, 18 de julho de 2007

A natureza do Homem

Ando há uns aninhos com esta dúvida a pairar no meu pensamento:

Qual a verdadeira Natureza do Homem? Nascemos naturalmente bons e somos corrompidos pela sociedade ou naturalmente maus, lobos uns dos outros? Depois de anos de ponderação e pesquisa socio-antropológica estou perto de chegar à conclusão que o Homem tem tendência a ser mau (e não falo dos homens com letra pequena porque relativamente a eles não tenho dúvidas).

Rousseau, amigo do copo cheio, defendia que foi a criação do Estado e a vida em sociedade que corromperam o bom selvagem que antes da civilização vivia em harmonia com os seus pares.

Por outro lado, Hobbes, o do copo vazio, acreditava que o Homem em estado natureza é mau e na "Bellum omnia omnes" tradução para o latim da expressão "A guerra de todos contra todos".

Eu, para variar, não gosto de cair em exageros, mas também não acredito que o Homem nasça uma tábua rasa. Passo a explicar: O Homem é animal e dessa condição decorrem os instintos. Esses instintos são o de sobrevivência, procriação, protecção da prol. Todos esses instintos não são maus a se, mas são egoistas: Nós e os nossos antes dos outros! Isto, levado a uma situação extrema leva obviamente a acções más.

É claro que em contacto com a sociedade, à medida que vamos crescendo, somos postos em contacto com uma panóplia de valores e binómios entre os quais poderemos escolher. E a partir daí começamos a julgar as nossas próprias acções e as acções dos outros, começamos até a controlar impulsos egoistas que tenhamos.

Em suma, para mim o Homem nasce amoral mas com instintos egoistas, o que deixa um trabalho enorme para os paizinhos fazerem.

Assim, volto a ser meio copo desta vez a dar para o vazio, uma espécie de óptimismo no pessimismo. Isto é, apesar do Homem ter impulsos naturalmente egoistas acredito e tenho esperança que haja alguns que munidos do seu quadro ético-moral dêem uso à racionalidade.

Eu tenho fé na humanidade mas a realidade é avassaladoramente incontornável.

3 comentários:

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João disse...

Já Morus acredita que a Ilha era alcançável!...

Quanto ao egoísmo, concordo contigo! A não ser que não consideres a generosidade como a forma mais suave de egoísmo, pelo simples prazer de agradar alguém!

Anónimo disse...

apesar de convicta e fiel apoiante do copo meio cheio, hj tenho d m render ao simples meio copo!

Concordo ctg de uma ponta a outra... sábios hobbes e rousseau, sábia tu k os unes!
O Homem é lobo! lobo k no seu Mundo fechado eskece o individualismo primário e conhece uma nova realidade: um EU mais vasto. Se for preciso dá a vida pelos seus, mata, esfola, tudo em nome dakela pekena comunidad a k chama familia! Esse é o mesmo lobo k para o resto do Mundo s comporta friamente sem escrupulos, sem ver meios para atingir fins! entao?! entao a sociedade abre os olhos ao lobo, amestra-o ao mm tempo k o corrompe...