sábado, 21 de julho de 2007

O porquê do feminismo!

Para quem comece já a pensar coisas do demo, começo por explicar o que o feminismo não é:
  • A corrente "doutrinária" em contraposição ao machismo, sendo que as seguidoras destes princípios não têm necessariamente de andar sem soutien ou com a depilação por fazer!
  • O feminismo também não é uma ideologia restrita a lésbicas nem a heterossexuais fracassadas com sede de vingança.
  • Por fim, o feminismo não é obsoleto porque as mulheres já conseguiram o que queriam: o seu direito ao voto.

Dentro do feminismo existem várias correntes sendo que uma delas defende simplesmente a equidade que reconhece as diferenças entre os gêneros mas procura a valorização simétrica entre eles. Podem chamar a esta corrente a corrente do meio copo!

O feminismo, ao contrário do que muitos e muitas pensam ainda é uma luta actual e não só para os paises de terceiro mundo. Ainda é longo o caminho para a equidade. Senão vejamos:

  • As mulheres detêm apenas 1% da riqueza mundial, e ganham 10% das receitas mundiais, apesar de constituirem 49% da população.
  • Quando se considera a criação dos filhos e o trabalho doméstico, as mulheres trabalham mais do que os homens, quer no mundo industrializado, quer no mundo subdesenvolvido (20% a mais no mundo industrializado, 30% no resto do mundo).
  • As mulheres estão sub-representadas em todos os corpos legislativos mundiais. Em 1985 a Finlândia detinha a maior percentagem de mulheres na legislatura nacional, com aproximadamente 32%. Actualmente, a Suécia tem o maior número, com 42%. A média mundial é apenas 9%.

  • Em média, mundialmente, as mulheres ganham 30% menos do que os homens, mesmo quando têm o mesmo emprego

Portanto meninas mãos à obra! Vamos trabalhar para que as nossas filhas não precisem mais de ser feministas!

4 comentários:

João disse...

"Ismos" são normalmente terminologias referentes a atitudes e posições radicais. Radicalmente falando, acho que o "ismo" das fêmeas também não se justifica, embora se possa entender.

Compreendo a origem do feminismo. Não compreendo a sua actual prática nem a origem do teu...

. disse...

http://vencidaseultrajadas.blogspot.com/2007/07/o-orgo-social-que-era-muito-feio-ou.html

Anónimo disse...

mais uma vez a questao do feminismo.
Penso sinceramente que tudo isto n passa de um eterno disparate o qual
é utilizado frequentemente por mulherio de estirpe "solteira" ,o que n passa de uma forma de chamar a atenção. o que acho mais engraçado é que falando de machismo é equivalente a algo horrivel e contra a mulher , no entanto o feminisfo serve de proposito de proteçao para o lado feminino. Igualdade "JÁ". lolo

Tá ai o meu coment, ja sei que vou ter que te ouvir durante 4 horas a falar de mulheres e de direito mas é na boa. é só mais um tema de conversa.

kiss

joana disse...

O que não se justifica é o falar-se com pouco conhecimento de causa. O feminismo não é uma forma de destaque e sim de equilibrio.

Não se procura a elevação sobre os homens e sim o seu alcance social. Não é por se ser feminista que se pensa que "os homens são todos uma merda"! Há mulheres que já sofreram unicamente por o ser, quando as suas verdadeiras capacidades nem sequer foram avaliadas. Sou absolutamente contra o colocar-se mulheres em cargos estatais só porque sim.
Que, simplesmente, o tratamento seja igual: o ter-se uma fenda ou um pedaço de carne pendurada não é motivo suficiente para se beneficiar um em detrimento do outro.

E sim, ao contrário do que um académico burro que nem portas proferiu numa qualquer aula, os homens deveriam estar no mesmo patamar que as mulheres aquando do seu desejo de trabalhar numa loja de roupa interior feminina. Senão, vejamos: quem mais que os homens tem a obrigação de conhecer tais trajes de tão pouco pano? Uns porque lhes apraz os verem nos seus objectos de desejo; outros porque os escondem por debaixo do fato de executivo.

Um bem-haja à senhora Meio Copo :)