quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Perspectivas - Física e Metafísica da Miopia


"Os olhos olham e por verem tão pouco procuram o que deve estar faltando e não encontram."

Quando li esta frase pela primeira vez, na minha primeira incursão por José Saramago, perdida no meio de frases com comprimento digno de um capítulo, parei, imediatamente, para a reler. Tinha 15 anos e estava a ler a Jangada de Pedra, e tudo daquela frase, naquele momento, fazia sentido. Provavelmente, será a frase mais pequena que José Saramago escreveu. E para mim é, sem dúvida, a melhor. Sempre a perspectivei no sentido metafísico da coisa, como o retrato de um busca incansável, apenas movida pela fé e pelo instinto, que se vai repetindo no tempo sem desistência, com a curiosidade de se querer saber o que raio se procura. Ou então, como representação daquelas pessoas que vivem com palas nos olhos e que de tão tacanhas nunca encontrarão a verdade.

Hoje, olho para esta frase num sentido físico, tout court. A minha miopia chegou a um nível impossível de suportar sem auxilio externo. Pareço uma toupeira, mal consigo conduzir à noite, power-points em apresentações nem vê-los, cães pretos à noite no jardim, onde é que eles estão?, e as rugas à volta dos olhos e na testa já começam a aparecer pelo esforço facial que faço para tentar ver melhor. Não dá mais!

Hoje, esta frase representa para mim a evidência de que tenho de ir tratar disto, porque sei que com estes olhos posso olhar o que quiser que  não vou encontrar coisíssima nenhuma. Depois de 9 anos de aparelho, queria estar mais uns tempos sem qualquer apetrecho mas parece que não vai dar. Daqui a duas semanas, o meu nome é caixa-de-óculos. O que vale é que o look Geek está na moda. Já não era sem tempo... 8)

5 comentários:

Anónimo disse...

Lentes de Contacto, cara amiga, lentes de contacto! A melhor invenção desde a roda para todos os míopes como nós!

Anónimo disse...

1. Seguro de Saúde como "manda o figurino";
2. Consultar rapidamente 2 ou 3 especialistas distintos para apurar opiniões e tomar decisão;
3. Se for possível operação (há-de ser!), contactar Hospital Universitário de Coimbra e inscrever para a operação (pode ser por e-mail, são fantásticos).
4. Encontrar um mundo novo lá fora.

Good luck!

Miss Jones disse...

Caros/Caras Anónimos(as),

Muito obrigada pelos conselhos sábios, imprescindiveis para a minha sobrevivência enquanto pitosga. Seguro de saúde e especialista já tenho. Só falta saber se posso por lentes e se e quando posso ser operada. Se me dizem que tenho de esperar dez anos para que a cegueira estabilize antes de ser operada, dá-me uma coisa má.

Obrigada a ambos/ambas

Bjss

RITITI disse...

sabes onde tens que passar não sabes ???? Beijinhos Ines!

Miss Jones disse...

Sei pois.. Não passa deste fim de semana!! Bjs