quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Das boas e más pessoas

Disclaimer: Tenho moral mas não sou moralista. Sou tolerante com os erros, mas há certas coisas que são para mim inultrapassáveis. Toda a gente erra e eu também sou gente. E apesar de existirem erros inultrapassáveis, penso que todos podem ser perdoados, basta querermos. Nem que as pessoas em questão fiquem "on probation", até termos a certeza que o erro foi sanado. O texto que se segue explica a minha perspectiva do que é ser boa pessoa. Só é melhor que as outras porque é a minha. Caso não concordem, estão no vosso direito, como eu estou no meu.

 
Eu tenho um sistema de pontos e penso que não sou a única. E as pessoas que conheço vão ganhando e perdendo pontos na minha consideração conforme as vou conhecendo melhor e de acordo com as suas acções, background, educação, situação em concreto... há muito a ter em conta. Caso eu já tenha errado da mesma forma reduzo 20% dos pontos negativos. No entanto existem certas atitudes que me fazem riscar certas pessoas da minha  lista emocional de amigos e outras que me fazem querer ser amiga de novas pessoas. As listas que se seguem, explicam melhor a minha lista de pontos:





What not to do:

  • Tratar mal um empregado de restaurante / loja só porque sim: Para mim este ponto divide as boas pessoas das más pessoas, a boa educação da má. Fazer isto à minha frente significa um total de  -1000 pontos. Depois desta subtracção, dificilmente voltarão a cair nas minhas boas graças.
  • Ser racista / xenófobo: Achar que se é melhor que outro por causa de uma coisa tão aleatória como a quantidade de melanina ou religião em que cresceram implica a perda automática de 800 pontos.   -800 pontos
  •  
  • Tratar mal os indefesos: Desde velhinhos, a sem-abrigos, a crianças, arrumadores de carro, animais é para mim intolerável. - 1000 pontos
  •  
  • Não ter a noção: Queixar-se de falta de dinheiro quando se vive uma vida de "luxo", quando se janta fora quotidianamente, se compra toda a nova colecção da Zara ou mesmo da Prada, quando se tem um topo de gama de 3 em 3 anos e a casa paga. Não é que não se possam queixar, mas evitem fazê-lo à frente de pessoas que ganham substancialmente menos. E evitem tratar mal essas mesmas pessoas só por ganharem menos, porque provavelmente apenas não tiveram a sorte de nascer numa família com dinheiro. Sim, porque a trabalhar, é muito difícil de lá chegar. -200 pontos
  •  
  • Viver para as aparências: Não sou contra as pessoas andarem bonitas, arranjadas, e com sempre com a roupa mais trendy que pode haver. Nada mesmo. É bonito de ver e dá vida a qualquer sitio. E já nem tenho o preconceito que as pessoas super arranjadas só podem ser burras porque o tempo que perdem nisso não investem em ler livros. Cresci. Mas o facto de as pessoas acharem que a imagem é o mais importante que pode haver e esquecerem-se que há um mundo de pessoas a viver no limiar da miséria, por exemplo, entristece-me. Isso sim é a futilidade. As boas pessoas fazem as boas roupas and not the other way around. - 500 pontos
  •  
  • Falta de higiene: cabelo oleoso, maus cheiros constantes, casa a cheirar a gato, etc.. - 200 pontos
  •  
  • Cobiçar a mulher / homem do próximo: Dizem que no amor e na guerra vale tudo mas não é bem assim. E quando digo cobiçar leia-se, meter-se à séria ou pelo menos tentar. Se forem meus amigos -100 pontos; se não forem meus amigos mas for amor verdadeiro -100 pontos; se forem ou não meus amigos e se for só para a porcaria - 500 pontos; se tiverem consciência da porcaria que estão a fazer/fizeram e demonstrarem algum remorso -50 pontos; se cobiçarem o meu namorado  - 100000000000000000 (rebentam com a escala e nem que sejam a Madre Teresa farão algum dia parte da minha lista de boas pessoas :D, penso que é justo).
  •  
  • Dar graxa: não se aguenta aquelas pessoas que acabam de repetir o que o professor disse só para terem alguma coisa para dizer -10 pontos
  •  
  • Tentativas Falhadas de Manipulação: não adoram quando as pessoas se acham mais inteligentes que vocês e acham que ninguém percebe o que estão a tentar fazer? não é divertido? Eu acho que sim mas só pela estupidez na tentativa e pelo fundamento (não olhar a meios para atingir os fins) -500 pontos
  •  
  • Ser egoísta / não ajudar / não partilhar: Penso que dá para perceber porquê. -300 pontos
  •  
  • Ser Salazarista: Tenho muitos amigos assim, daqueles que só de ouvir cantar Zeca Afonso começam a passar mal. Como devem imaginar, cada vez que estou com eles canto Zeca Afonso. ;) Mas pronto, o que é que se há-de fazer, eles compensam com outras coisas. - 500 pontos
  •  
  • Estar sempre de mal com a vida: característica principal de pessoa egocêntrica sem problemas a sério. Se repararem, as pessoas que já passaram ou passam por situações graves são as primeiras a sorrir e a levar a vida com ânimo. - 300 pontos

 
What to do:

  • Dar esmola: + 500 pontos

  • Adoptar uma criança: Por quem não possa ter filhos + 500 pontos; Por quem possa ter filhos +1000 pontos; Adopções de crianças com necessidades especiais + 2000 pontos.

  • Fazer voluntariado: + 200 pontos

  • Perdoar: + 200 pontos

  • Ter sobrevivido a uma história de vida difícil: Conforme a dificuldade de história pode verificar-se majoração + 1000 pontos

  • Assumir os erros: + 500 pontos

  • Tratar bem os indefesos: + 500 pontos

  • Parar nas passadeiras: + 50 pontos

  • Deixar passar pessoas à frente na caixa do supermercado, quando estas só tem uma ou duas coisas na mão: + 30 Pontos




Partilhem o vosso sistema de pontos. Estou a esquecer-me de alguma coisa?

1 comentário:

Joana nog disse...

Tb tenho o meu sistema de pontos...o meu vai de 0 a 100.
Ha cerca de um mês, mais ou menos deparei me com uma situaçao e tive de baixar uma pessoa de 50 para 0. Que bom poder partilhar! Bjsssssss